ARTIGORef. 1298

 

A efetividade das pesquisas e o sucesso do empreendimento.

Artigo publicado na revista CONSTRUÇÃO - Editora Pini - pág 34-35. Ano LI Nº 2652 - dezembro/1998. Ref. 1298.

 

As empresas envolvidas na produção de edifícios comerciais, sempre se mostraram competitivas e, em geral, o seu sucesso tem sido associado à imagem da construção edificada, seja pela qualidade técnica de sua estrutura, pela qualidade dos materias e tecnologia nele empregados, arquitetura ou pelo seu estruturado trabalho de marketing. Assume-se, portanto, que o sucesso de um empreendimento está mais associado aos efeitos causados pelo "produto" do que à qualidade do seu processo de produção. Obter sucesso no empreendimento e, em especial em edifícios de escritórios, envolve estudos complexos que não estão associados somente à estes efeitos mas também, à reunião de características diversas adequadas à ocupação do edifício, ou seja, demandas específicas com diferentes formas de organizações de trabalho.

A produção excessiva de edifícios comerciais (escritórios) com aspectos construtivos similares deve-se principalmente à busca do sucesso e não ao suprimento das demandas existentes. Se associarmos o uso do "feelling" como resposta à essa produção, veremos que poucos são aqueles que conduzem seus empreendimentos calcados em estudos técnicos que apontam os "nichos" de mercado.

O descobrimento de um nicho através de "feelling" não invalida o sucesso do empreendimento. Apenas não garante que os empreendimentos semelhantes terão suas unidades absorvidas pelo mercado, no tempo e pelos valores correspondentes, podendo causar imprevisões em seu fluxo de caixa.

 Por outro lado, o fato da disponibilidade de instrumentos eficazes na detecção de demandas e principalmente o manuseio desse tipo de ferramenta ser algo relativamente novo e pouco praticado no âmbito nacional, reflete-se na inadequada interpretação das pesquisas ou em sua tímida utilização, restringindo-se, por vezes, à ilustração de folhetos de marketing dos empreendimentos lançados, que por vezes subestimam o investidor ou usuário final, revelando que são poucos os profissionais envolvidos no processo de produção que se utilizam de pesquisas como fator determinante de seus produtos. 

A efetividade da pesquisa requer ainda outras observações. Se o Universo Considerado necessário para análise é muito diversificado tornando difícil obter resultados significativos, a pesquisa será mais efetiva se direcionada para a faixa de área útil do conjunto de interesse, delimitando o raio de influência na região em que irá ser incorporado, ou seja, saneando a amostra.

Estudos técnicos muito genéricos respondem apenas como fonte inicial de informações, dando certa noção do mercado e são insuficientes num mercado competitivo que exige um maior detalhamento. As aplicações deste detalhamento não estão direcionadas apenas para o lançamento de novos empreendimentos enquanto características construtivas mas também, para a reciclagem de espaços, configurando-os com novos layouts quando do atendimento aos padrões de trabalho e ainda para a busca de potenciais ocupantes (usuários) para um determinado espaço. Como exercício à essa reflexão veja os resultados gráficos:

Ainda assim, informações gráficas mesmo que estruturadas com flexibilidade suficientes para retratar amostras segundo diversos aspectos construtivos (dentro de um determinado Universo Considerado), necessitam de complementações, ou seja, de novos cruzamentos de informações quando o objetivo é rastrear demandas.

Informações sobre a dinâmica da distribuição da ocupação por setores apresentam uma multiplicidade de aspectos positivos, entre eles, economia e qualidade na produção de novos empreendimentos. Dessa distribuição podemos observar expansões ou retrações enquanto reflexo econômico de um setor.

Com as novas exigências de um mercado globalizado, o empreendimento será mais competitivo se orientado pelas pesquisas como uma ferramenta eficaz para melhor conhecimento do mercado imobiliário onde poderão ser produzidos edifícios de escritórios voltados à suprir demandas que ainda não estão sendo atendidas ou à demandas emergentes, consolidando assim, o seu sucesso.

Arqtª Denise de Camargo Ghiu

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