ARTIGORef. 1002

 

 

A distribuição da absorção de demanda pelo setor de atividade do ocupante como indicador de requalificação de edifícios de escritórios.*  Próximo NUTAU’2002 - FAU/USP – São Paulo - SP - Outubro/2002. Ref. 1002.

RESUMO

Este trabalho objetivou aprimorar o conhecimento das demandas setoriais por edifícios comerciais de escritórios na cidade de São Paulo usando uma variação do índice ‘absorção’ através de um novo modelo criado para a verificação da distribuição do espaço absorvido. Enquanto o modelo tradicional caracteriza-se pelo conhecimento quantitativo da absorção de escritórios em um período de tempo baseado apenas nos aspectos construtivos dos novos edifícios, esse indicador experimental de desempenho – a absorção de demanda - é caracterizado principalmente pela investigação detalhada da absorção do estoque disponível enfocando a ocupação, ou seja, a necessidade real de espaço pelo ocupante.

 

A metodologia adotada implica a seleção das unidades de escritório do estoque consolidado disponíveis num determinado trimestre e região, que foram agregadas ao espaço ocupado dentro do período analisado. Quando estas unidades foram ocupadas pela mesma empresa, o número de unidades e a área útil da unidade de escritório foram somados, distribuídas comparativamente em faixas de área e classificadas pelo setor de atividade do ocupante segundo o SIC – Standard Industry Classification.

 

Como resultado, procurou-se evidenciar a dinâmica das demandas setoriais por espaços de escritório através da verificação do crescimento, retração ou necessidades de adaptação do espaço, possibilitando a avaliação de aspectos construtivos específicos nos edifícios de escritórios. A nova medida de desempenho desenvolvida – a absorção de demanda - sendo um indicador de demandas por setores, permite detectar tendências, apoiar o desenvolvimento ou requalificar edifícios de escritórios.

*CAMARGO-GHIU, Denise de: Arquiteta e Urbanista – Formada pela Universidade Mackenzie (1992) – Pós-Graduação “Latu-sensu” – Negócios Imobiliários – Fundação Armando Álvares Penteado FAAP/ Secovi - SP (1994). Diretora da Descritor – Suporte à Análise de Investimento Imobiliário S/C Ltda. e-mail: denise@descritor.com.br – Tel/Fax (0**)11 5084 -1651.

Copyright©Descritor2002

                                                                                            

 

principal

 

artigos

news!

planilha   
Label Buttons
 

entre em contato